INÍCIO

quarta-feira, 21 de maio de 2014

SUSPIROS DA GATEIRA: Gatos Famosos

Infelizmente não existem muitos gatos conhecidos por suas façanhas, ou protagonistas de seriados de TV. Porém, muitos personagens de desenhos animados são felinos:

• GARFIELD – É um gato "sabe tudo", preguiçoso que gosta de comer lasanha e dormir o dia todo. Um clássico das tirinhas de jornais, ele desafia a inteligência do seu dono Jim Davis, e, consequentemente do ser humano. Sou fã desse gorducho preguiçoso! #MeIdentifico

• TOM – O famoso gato do desenho animado Tom e Jerry. Este protagonista de curta metragens mostra a rivalidade de gatos e ratos de uma forma atrapalhada e divertida. Porém, neste caso o gato é colocado como o "burro" da história, já que fracassa na maioria das tentativas de capturar o ratinho. Eu não acho o Tom "burro", ele apenas não tem muita sorte em suas investidas, ora bolas...

• HELLO KITTY – A gatinha branca e charmosa do japão virou grife mundial. Atualmente seus produtos, vendidos na loja Sanrio, vão desde badulaques até artigos mais caros, sempre pregando um estilo único e exclusivo Hello Kitty. O curioso é que a gatinha não possui boca, o que muitas vezes passa batido para os desatentos. Alguns boatos dizem que o fato dela não ter boca é devido à repressão às mulheres japonesas, característica na época de sua criação. Que menina não se encanta com a Hello Kitty?! Eu AMO!

• GATO DE BOTAS – O gato de botas talvez seja o personagem que melhor representa o verdadeiro valor do gato. No conto de fadas, um moleiro possuía três bens: um moinho, um burro e um gato. Cada filho ficaria com um bem, e o que ficou com o gato, a princípio descontente, descobriu e viveu momentos maravilhosos ao lado do gatinho sabido, que provou valer mais do que as riquezas deixadas para os outros irmãos. E o Sherek deixou o Gato de Botas ainda mais famoso, para nossa alegria!

• GATO FÉLIX – Este foi sem dúvida o primeiro gato famoso. Um desenho em preto e branco que conquistou o mundo pelo carisma do gatinho. Ah, Gato Félix... Representa minha infância! 

• FRAJOLA – O famoso gato da Looney Toones é marcado em suas aparições por perseguir o passarinho Piu-Piu. Assim como Tom, de Tom e Jerry, sempre se dá mal. É muito querido pela vovó e tem características como o bordão "Santa Estupidez". Eu acho (só acho), que na verdade o Frajola nem quer mesmo pegar o Piu-Piu... É só ego mesmo!

• MANDA-CHUVA – O gatinho de rua de Nova York se mete em diversas confusões na série de desenhos animados Manda Chuva. Uma curiosidade é que no Brasil ele foi dublado por Lima Duarte. Manda Chuva também, representa minha infância, juntamente com Batatinha.

• MINGAU – O gatinho Mingau é o gato da Magali. Ele é um gato doméstico típico, que gosta de dormir em sua cestinha e aprontar em casa. É muito apegado à dona, mas desagrada o pai da Magali devido à sua alergia a gatos, mas convivem sem grandes problemas. Nos gibis mais novos, ele tem uma namoradinha, a Aveia.

• GATO RISONHO (Alice no País das Maravilhas) – Um gato que surgia e desaparecia de uma nogueira. Sua marca, tanto no livro de Lewis Carol quanto na animação da Disney World, é o sorriso malandro. O Gato Risonho, ou gato de Chesire desaparece e deixa pra trás o sorriso em uma cena, o que rende à protagonista Alice o seguinte pensamento: "Eu já vi um gato sem sorriso, mas nunca tinha visto um sorriso sem gato."

• MANEKI-NEKO (Gatos japoneses da sorte) – Os gatinhos japoneses da sorte, ou da fortuna, que costumamos ver com a patinha levantada têm um significado. Dizem que a patinha pode ser um convite, ou um símbolo da prosperidade. Outros especulam que é como se o gatinho estivesse limpando seu rosto, o que significa pureza ou que ele está prevendo alguma coisa. Na dúvida, tenho vários! 

• MEOWTH (Pokémon) – Meowth é um Pokémon gato, e o único Pokémon falante. No anime ele faz parte da equipe rocket, formada por trapaceiros e ladrões, o que simboliza a visão que muitas pessoas têm dos gatos. Porém, mesmo entre "maus elementos", o Meowth é um Pokémon muito inteligente que demonstra sensibilidade e companheirismo e fez uma legião de fãs no mundo inteiro.

• THUNDERCATS – Este clássico dos desenhos tem como personagens principais os Thundercats, que são "gatos-humanos" alienígenas que vivem no planeta Thundera. O planeta está para ser destruído e todos precisam fugir. Aí começa a saga desses gatos ávidos por justiça. Ah! Como eu amava (amo) os Thundercats! Minha infância feliz agradece ao Olho de Thundera! 

• THE ARISTOCATS – The Aristocats mostra uma família de gatos da alta sociedade francesa que, com a ajuda de um gato de rua e companhia, tentam encontrar o caminho de casa depois de terem sido sequestrados pelo mordomo da dona. Quem não conhece, e se encanta com a bela gatinha Marie?!

→ Imagens da Internet.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

PAPO DE GATEIRA: Lipidose Hepática

Em 2004 perdi minha gatinha Ágata em decorrência de Lipidose Hepática... Era minha primeira gata, meu primeiro contato com o mundo dos felinos. Ágata (ou "fia" como eu a chamava carinhosamente), despertou em mim a paixão pelos gatos, e sou eternamente grata por isso! 

No Portal Medicina Felina, tem uma matéria super completa sobre Lipidose Hepática. Vem ver! 

A lipidose hepática é um acúmulo de gordura no fígado do gato gerado por uma cascata de fatores. É a doença do fígado mais comum nos gatos.

O que desencadeia a lipidose hepática é a anorexia prolongada nos gatos obesos. Gatos que ficam três dias sem se alimentar já podem desenvolver a doença. A causa da anorexia pode não ser descoberta, mas na maioria das vezes a lipidose hepática é secundária a alguma doença, como doença intestinal inflamatória, pancreatite e diabetes.

O jejum prolongado nos gatos obesos pode desencadear uma série de fatores, entre eles resistência à insulina e acúmulo de gordura no fígado, tornando-o incapaz de realizar suas funções.

SINTOMAS:
Os principais sintomas são: anorexia, vômito, salivação e mucosas amareladas (icterícia).

DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico é feito pelo veterinário através dos sintomas, da identificação de uma possível doença primária, de exames de sangue que avaliem também as enzimas do fígado, ultrassom e citologia ou biópsia do fígado.

TRATAMENTO:
O tratamento consiste em reintroduzir a alimentação gradativamente. Muitas vezes é necessária a introdução de sonda para alimentar o gatinho. É fundamental também tratar o que desencadeou a anorexia (doença primária).

Por ser fundamental que a reintrodução alimentar seja gradativa, muitas vezes é necessário internar o gato em uma clínica ou hospital para acompanhar de perto a evolução.

Com tratamento adequado o gatinho tem chances de cura!!!

PREVENÇÃO:
Prevenir a lipidose é prevenir a anorexia. Muitas vezes a anorexia está associada ao estresse. Fatores que desencadeiam estresse: mudança na dieta, mudança de casa, novo animal de estimação (cão ou gato), nova pessoa na família, entre outros.

Apesar de fofinhos os gatos obesos são os mais acometidos, portanto mantenha seu gato dentro do peso.

Caso seu gato seja gordinho não inicie um regime sem orientação veterinária e se você percebeu que seu gatinho parou de comer então é melhor levá-lo logo ao veterinário, assim ele tem menos chances de desenvolver lipidose.

Nunca medique seu gato sem orientação de um veterinário. Estas informações são apenas para complementar o conhecimento dos proprietários e não tem valor diagnóstico.

Dra. Laila Massad Ribas.
→ Todos os créditos desse post pertencem ao Portal Medicina Felina.